PREFEITURA MUNICIPAL DE UMBAÚBA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – SEDUC
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL .....................
PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Qualidade no ensino e na aprendizagem... Direito
de Todos!
Umbaúba/2012
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
PREFEITO MUNICIPAL DE UMBAÚBA
...........................
VICE-PREFEITO
.......................
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
.................................
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
.....................................
COORDENAÇÃO GERAL E ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO
Maryluze Souza Santos
Siqueira
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL.....................
DIRETORA
.....................................................
COORDENADOR
................................
ESPECIALISTA/PEDAGOGO
.......................................
PROFESSORES
..............................
..............................
............................
.............................
.............................
.............................
.............................
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
APRESENTAÇÃO
Deve explicar o que é este documento, seu(s) objetivo(s),
como foi produzido, o que se espera dele.
_______________________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................00
2. PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL..00
2.1 BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL......00
2.2 MATRIZ CURRICULAR E PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO CURRÍCULO
DA EDUCAÇÃO INFANTIL................00
2.3 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
.....................................................................................................................00
2.3.1 METODOLOGIA DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL...............00
2.3.2 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL....................................................00
3. PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO
FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.......................................................................................00
3.1 BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL..00
3.2 ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO.....................00
3.3MATRIZ CURRICULAR E PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO CURRÍCULO
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL...00
3.3.1 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL...........................................00
3.3.2 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL...............................................00
CONSIDERAÇÕES
FINAIS....................................................................00
REFERÊNCIAS........................................................................................00
ANEXOS....................................................................................................00
APÊNDICES..............................................................................................00
____________________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
1. INTRODUÇÃO
Deve falar sobre o que é educação, função da educação
e da escola no contexto atual, objetivos da educação escolar, necessidades e
desafios impostos à escola, inclusão, legislação educacional, perspectiva da
gestão participativa (democrática), compromisso de todos com a qualidade do
ensino e da aprendizagem dos alunos.
Explicar que a Proposta Curricular pretende organizar
o trabalho pedagógico dos professores a partir de parâmetros teórico-metodológicos
definidos por todos que compõem a unidade de ensino.
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
2. PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL
Explicar
o que é uma proposta curricular, seus objetivos e como está organizado o
currículo da Educação Infantil.
2.1 BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS DA INFÂNCIA
Texto
falando sobre as concepções de:
CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA
CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS
AUTONOMIA E IDENTIDADE DA CRIANÇA
O BRINCAR E A CRIANÇA
SEXUALIDADE NA INFÂNCIA
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
PERFIL DO EDUCADOR DA CRIANÇA DE
0 A 5 ANOS
2.2 MATRIZ CURRICULAR E PRESSUPOSTOS
TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Colocar
a matriz com as disciplinas ou áreas do conhecimento.
VER
SE SÃO ESSAS:
-MATEMÁTICA
-NATUREZA
E SOCIEDADE
-LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
-ARTES
VISUAIS
-MÚSICA
-MOVIMENTO
E LINGUAGEM CORPORAL
-ENSINO
RELIGIOSO
2.3 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Explicar
como estão organizadas as turmas, composição das turmas com faixa etária...
2.3.1 METODOLOGIA DE TRABALHO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
2.3.2 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3. PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO
FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Explicar
o que é uma proposta curricular, seus objetivos e como está organizado o
currículo do ensino fundamental de nove anos.
3.1 BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS
Texto
falando sobre as concepções de:
EDUCAÇÃO
FINALIDADES
E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM
ESCOLA
PROFESSOR
ALUNO
3.2 ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO
CURRÍCULO
Texto falando sobre as concepções
de:
O QUE É CURRÍCULO, O QUE ELE
REPRESENTA, COMO SE FUNDAMENTA, NÚCLEO COMUM E PARTE DIVERSIFICADA
INTERDISCIPLINARIDADE
CIDADANIA
TEMAS TRANVERSAIS
INCLUSÃO
DIVERSIDADE
NOVAS TECNOLOGIAS
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
ECA
EDUCAÇÃO NO CAMPO
METODOLOGIA DE ENSINO DEFENDIDA
PELA ESCOLA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
_____________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
3.3 MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO
FUNDAMENTAL E PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
3.3.1 ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
a) 1º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
MATEMÁTICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ARTES
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ENSINO RELIGIOSO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
b) 2º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
MATEMÁTICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
CIÊNCIAS
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
HISTÓRIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
GEOGRAFIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ARTES
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ENSINO RELIGIOSO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
SOCIEDADE E CULTURA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
REDAÇÃO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
c) 3º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
MATEMÁTICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
CIÊNCIAS
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
HISTÓRIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
GEOGRAFIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ARTES
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ENSINO RELIGIOSO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
SOCIEDADE E CULTURA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
REDAÇÃO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
d) 4º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
MATEMÁTICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
CIÊNCIAS
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
HISTÓRIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
GEOGRAFIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ARTES
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ENSINO RELIGIOSO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
SOCIEDADE E CULTURA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
REDAÇÃO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
e) 5º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
MATEMÁTICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
CIÊNCIAS
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
HISTÓRIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
GEOGRAFIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ARTES
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
ENSINO RELIGIOSO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
SOCIEDADE E CULTURA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
REDAÇÃO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
3.3.2 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
a) LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular criado
pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
b) MATEMÁTICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
c) CIÊNCIAS
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
d) GEOGRAFIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
e) HISTÓRIA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
f) ARTES
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
g) EDUCAÇÃO FÍSICA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
_____________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
h) ENSINO RELIGIOSO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
i) SOCIEDADE E ECULTURA
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
j) REDAÇÃO
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
l) INGLÊS
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA
DISCIPLINA
6º ANO
PLANO DE CURSO
7º ANO
PLANO DE CURSO
8º ANO
PLANO DE CURSO
9º ANO
PLANO DE CURSO
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
REFERÊNCIAS
______________________
Modelo de Proposta Curricular
criado pela MSc. Maryluze Souza Santos Siqueira. SEDUC, Agosto/2012.
ANEXOS
APÊNDICES
Nenhum comentário:
Postar um comentário